Segundo uma pesquisa divulgada pelo InfoMoney, cerca de 34% dos brasileiros possuem o desejo de empreender para ganhar mais de R$10 mil mensais até 2030.
Sabendo que a criação de um negócio próprio é rodeada de desafios, uma alternativa atrativa para quem busca menor risco, suporte estratégico e rápido retorno é investir em franquias — especialmente no setor de food service, um dos mais consolidados e lucrativos do franchising brasileiro.
O ramo de alimentação fora do lar segue em constante crescimento, impulsionado por mudanças no estilo de vida, aumento da demanda por conveniência e o apelo de marcas reconhecidas. Por isso, muitos empreendedores têm encontrado nesse setor a combinação perfeita entre segurança e oportunidade de lucro.
Ainda assim, optar por uma franquia é um passo importante. Caso você já tenha feito suas análises pessoais e só esteja esperando aquele empurrãozinho final, preparamos este texto com 5 motivos para investir em uma franquia de food service!
1 – MUITA DEMANDA E SETOR EM CRESCIMENTO

Uma das maiores preocupações que um empreendedor pode enfrentar é perceber que seu negócio está se tornando obsoleto, desnecessário ou dispensável. O que não é o caso do food service, alimentação é uma necessidade básica, e por isso, possui alta demanda. Quando falamos no setor de delivery, os números são otimistas, de acordo com o relatório Consumer Insights da Kantar, no primeiro semestre de 2024, o delivery se destacou como o grande impulsionador do crescimento do consumo fora de casa. Nesse período, a frequência desse tipo de consumo registrou um aumento de 13,2% em relação ao mesmo semestre de 2023, o que refletiu em um crescimento de 23,3% no número de ocasiões em que as pessoas optaram por consumir fora do lar.
2 – MARCA RECONHECIDA E PÚBLICO FIEL
Imagine abrir sua empresa e já ter fãs aguardando ansiosamente para comprar o seu produto; é o sonho de todo empreendedor, não é mesmo?
Pois é o que normalmente acontece com quem abre franquias, principalmente no ramo de food service. Ao decidir abrir uma franquia em determinada região, é realizado todo um estudo de caso para verificar a viabilidade daquele negócio, se será benéfico para o franqueado e a franqueadora. Além disso, com a popularização do marketing digital, diversas franquias possuem um canal aberto para que cada vez mais pessoas conheçam sua marca e melhor: anseiem fielmente pela chegada de uma unidade em sua região o que contribui para a rápida conquista de um público após a inauguração. Anda falando sobre “a alma do negócio” é importante ressaltar que o marketing de franqueadoras possuem experiência com a venda em unidades anteriores, tendo maior expertise para planejar estratégias para crescimento da sua unidade.
3- MODELO DE NEGÓCIO TESTADO, LOGO: MENOR RISCO
Investir em uma franquia é optar por um modelo de negócio estruturado, com resultados comprovados e validado no mercado. Ao abrir seu negócio, o franqueado conta com uma base sólida que inclui processos operacionais padronizados, cardápios definidos (no caso de franquias alimentícias), estratégias de marketing testadas e uma marca já reconhecida pelo público. Esse formato reduz significativamente os riscos e incertezas comuns aos novos empreendimentos.
4- SUPORTE E TREINAMENTO

O suporte para franqueados do segmento de food service está muito além do treinamento de receitas, também abrange áreas importantes como gestão, marketing, atendimento… e dão maior segurança e direcionamento para franqueado. Além disso, as franqueadoras são responsáveis por selecionar seus parceiros comerciais para oferecer melhores valores de entrega, além de homologar fornecedores de insumos e utensílios para o funcionamento da loja.
5- NEGÓCIO DE ESCALA E MAIOR LUCRATIVIDADE
O alto poder de negociação é uma vantagem de grandes franquias, possibilitando a compra de insumos e matérias-primas por valores mais acessíveis. Esse benefício, conhecido como economia de escala, contribui para a redução de custos operacionais, permitindo que os franqueados alcancem margens de lucro mais atrativas e se tornem mais competitivas no mercado.
Se você optar por investir em uma franquia e tem interesse no setor de food service, a Ital’in House pode ser a escolha ideal. Surgimos em 2020 com uma loja em Barretos e franqueamos no ano seguinte após validação do negócio. Em apenas cinco anos, já possuímos 158 unidades em operação pelo Brasil e Europa. Oferecemos suporte completo nas áreas de marketing, suprimentos e gestão, além de treinamentos bem estruturados e canais diretos com cada franqueado. Também marcamos presença em relevantes para gerar visibilidade para a marca e realizamos reuniões periódicas com as unidades e encontros com franqueados para identificar oportunidades de inovação e melhoria contínua.